quinta-feira, 30 de outubro de 2008

II Feira de Literatura




Aconteceu nas dependências da Praça de Esportes nos dias 26 e 27 de Setembro a II Feira de Literatura da Rede Municipal de Educação de Montes Claros, evento este que superou todas as expectativas de seus organizadores, tanto pela qualidade dos trabalhos ali apresentados, assim como pela quantidade de público presente nos diversos stands armados no interior do Clube.

Os professores Waway Kimbanda e Egberto Leonel Gomes da Silva dirigiram palestra sobre a Literatura Africana de Expressão Portuguesa. Na visão do professor Waway a “poesia não pode ser lida, ela tem que ser recitada, pois somente a poesia recitada é que é capaz de traduzir as emoções e o sentimento de um povo”.
Assim sendo, dentre outras tantas atividades da II Feira de Literatura, destacamos a Barraca de Livros de Escritores de Montes Claros e região.Dentre os muitos segmentos da II Feira de Literatura destaca-se o Sarau Poético onde os alunos e professores declamaram poemas e apresentaram algumas cantorias ao som do violão na imensidade de seus triunfos. Por isso, era contagiante a alegria das crianças circulando no meio da platéia jogando versos e distribuindo sorrisos alindados de simpatias
Destacamos ainda a presença da informática na Feira, pois foi montado um ambiente com computadores contendo livros digitais e vídeos desenvolvidos por alunos da rede municipal em projetos envolvendo o uso dos laboratórios de informática para o desenvolvimento da leitura, pesquisa e escrita dos alunos, as crianças puderam não só assistir e ler aos vídeos e livros digitais como se divertiram com jogos educacionais que também estavam disponíveis nos computadores. O melhor é que eles não precisavam entender de informática para usufruírem desses recursos já que também no local havia estagiários de informática prontos para auxiliar as crianças no que se fizesse necessário. Os alunos de nossa escola também estiveram na feira e trabalhos desenvolvidos por eles foram expostos. Os trabalhos foram desenvolvidos com o auxilio da professora de literatura Nádia.

Expomos livros literários digitais e escritos destacando-se o livro de poesias montado com poemas escritos por nossos alunos retratando o lugar onde vivem. Os trabalhos ficaram criativos e foram bem aceitos pelos apreciadores e para valorizar ainda mais o livro de poemas denominado “O lugar onde vivo” foi digitalizado e montado como apresentação em Power Point.

Abaixo temos um dos livros digitais que foram expostos na feira.

Nenhum comentário: